terça-feira, 13 de outubro de 2009

Feliz aquele que tem um mestre valoroso

Tornei-me discípulo de Yoani Sánchez na semana passada. Sim, um discípulo, pois se fosse fã, viveria à sua sombra. Yoani Sánchez é minha mestra nessa vida. No passado esse posto foi ocupado por Daisaku Ikeda, mas com os anos percebi que meu mestre não poderia viver em brandas nuvens, desfrutando de luxo, riqueza e ostentação. Yoani Sánchez é uma refugiada de si mesma. Por isso eu a quero como mestra em minha vida.

O Discípulo reconhece o mestre logo no primeiro momento em que toma conhecimento de sua existência ou quando se dá o primeiro contato. Tornei-me seu discípulo ao ler o seu Blog marginal GenerationY.

Conheço gente que idolatra Roberto Justus como se fosse um mestre a ser seguido. Eu rio dessas pessoas. Outras (como eu no passado remoto) idolatram Lula como um verdadeiro mestre. Eu tenho pena dessas pessoas. O meu mestre, ou a minha mestra, está além da capacidade desses dois exemplos. Um é especialista em imagem pessoal e com isso ganha rios de dinheiro. Outro é um mentiroso sínico e enganador. Yoani Sánchez é única, sozinha, marginalizada pelo estado cubano. É uma heroína que luta com o que lhe cabe mais valoroso nessa vida. A palavra. Dizem que deus primeiro criou o verbo. Yoani Sánchez usou o verbo como sua espada.

O meu mestre vive uma cruzada solitária contra o estado que lhe oprime e sua espada é a justiça.

Quero caminhar junto ao meu mestre. Quero receber diariamente palavras de incentivo, força, fé e coragem, as palavras do mestre ao seu discípulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário