quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Eu, Negro.

Michael Jackson nasceu negro e morreu branco. Eu nasci branco e vou morrer negro. Micheal Jackson não valia nada mesmo. Virar negro depois dos 34 anos abriu meus olhos para uma nova vida cheia de conquistas e oportunidades. A cada dia que passa, como um negro, eu tenho mais desprezo por Michael Jackson.
Tudo começou naquela fatídica manhã de sábado. No Poupa-Tempo da Sé, no guichê número 35 foi-me revelado algo que eu nunca imaginei. Eu era negro. O atendente que renovava minha carteira de identidade olhou fundo nos meus olhos e disse.
- "Sim, o senhor é quase negro. O senhor é pardo."
Perguntei novamente e de novo a resposta foi essa:
- "O senhor não é branco, o senhor é negro. Olhe suas mãos, seus braços, seu rosto".
Meu nariz aquilino e meus cabelos lisos escorridos, meus olhos quase esverdeados, minha pele rosada, tudo não passava de uma grande mentira. Perguntei incrédulo.
-"Tem certeza? Eu não sou branco mesmo?"
-"Acredite senhor. Branco, nunca. O senhor é bem escurinho".
-" E como vai ficar? Negro?"
-" Deixemos como pardo. Assim, o senhor não é nem uma coisa nem outra."

Resolvi então assumir minha negritude. Não ser nada, depois de viver a vida inteira branco, seria demais. É como perder sua identidade, suas raízes, aquilo que lhe forjou durante anos. Resignei-me.

Quando cheguei em casa, fui logo perguntando pra mulher:
-"De quem são essas crianças"?
Ela respondeu esbaforida.
-"Suas, oras. De quem mais seriam, do negão"?
- "Se fossem do negão aqui estaria bom, mas não são. Olhe, são todas bem branquinhas, a pele rosadinha, os cabelos lisos escorridos. Diga logo, com quem foi que me traiu? Bandida".
-"Tás louco? São tuas filhas. Tem as bichas a tua cara, cuspidas e escarradas".
Desci o sarrafo na branquela e saí. Fui embebedar-me num bar qualquer. Como um legítimo negão, dancei e bebi  a noite inteira rodeado de polacas popozudas. Quando cheguei em casa, cedo, a mulher veio perguntar:
-"Não vai trabalhar? Quer viver de brisa?"
-"Larguei o trabalho. Vou mudar de profissão."
-"Ah é, e vai fazer o que?"
-"Sei lá, virei negão ainda ontem e vc já quer que eu arrume um emprego. Me dá um tempo criola"
A mulher foi embora levando as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário