quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Entre macacos e orangotangos

Vamos falar sério. Quem um dia imaginou que a Dona Dilma levava jeito para Presidente? Isso foi pura macaquice do Presidente Lula. Nem em novela mexicana, filme americano ou folclore isso seria cogitado, então, por que o Lula? Por que o Presidente Lula não tem paciência para ler um livro, prefere a televisão. Quando começa a ler, segundo ele mesmo, sente sono e desiste. Por isso o Presidente Lula imaginou ser possível um Brasil governado pela Dona Dilma. O Presidente Lula não tem bagagem histórica cultural o suficiente para discernir entre um macaco e um orangotango. Para ele os dois são a mesma coisa. Infelizmente Lula é assim.

Palocci foi inocentado da quebra de sigilo bancário de um caseiro que sabia demais. A Câmara aprovou o aumento no número de vereadores nas cidades brasileiras. Enquanto isso o Presidente Lula assiste o CQC. Não que o programa seja ruim, longe disso, mas o Presidente devia ocupar seu tempo ocioso com outras coisas, já que durante o expediente normal não faz nada de útil pro povo Brasileiro. Se o Presidente Lula se ocupasse com a literatura, talvéz compreendesse que o assistencialismo não vai mudar o Brasil, e que a leniência é mais danosa que os juros e a inflação alta. Se ele buscasse outra forma de conhecimento que não o conhecimento enlatado da Tv Globo, talvéz mudasse os rumos da sua política nesses meses que faltam para o fim do governo. Se ele entendesse um pouco mais de América Latina saberia que em breve será dominizado como o Presidente que tudo viu e nada fez.

O Brasil até que vai bem economicamente, segundo o Presidente Lula. O problema é a falta de vergonha do Brasil. Somos um povo sem vergonha na cara. Somos lenientes com políticos ladrões, corruptos, déspotas, mentirosos. Somos amorais, no melhor sentido da palavra.

Enquanto o Brasil se afunda em uma de suas maiores crises, pergunto a meus colegas jornalistas o que eles acham de tudo isso e muitos deles respondem não saber de nada, e ficam intrigados com a minha revolta. Eles não sabem o que se passa no Brasil, mas sabem quem foi o vencedor de A Fazenda. Conhecem a história do Mendigo Gente Boa que um dia, pasmem, foi um mendigo de verdade e agora reencontrou a mãe, numa das cenas mais deprimentes da televisão brasileira.
Esses mesmo colegas, publicitários, jornalistas, comunicadores, vivem alheios a tudo o que se passa no Brasil. Sabem bem da vida do Roberto Justus, mas falham em saber de coisas que realmente importam. Esses formadores de opinião vão ajudar a eleger no ano que vem novos ladrões, bandidos e corruptos. Enquanto isso o Presidente Lula se refastela com a Globo, a Record e o SBT. Se ao menos ele o fizesse com a Cultura, último reduto de vida inteligente na Tv Brasileira. Mas duvido que ele tenha paciência para esse tipo de programação. O Presidente Lula é a cara do Brasil. O Brasil é a cara da Globo, da Record e do SBT. O Brasil é burro.

Pra terminar, se o Presidente Lula se ocupasse mais com a leitura, desistiria, inteligentemente, de querer fazer a Dona Dilma presidente. Não entendeu? Leia mais, um dia você vai entender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário