segunda-feira, 6 de julho de 2009

Escritor alerta sobre "desvio social moral" de brasileiro.

Herbert Michel Junior III, professor de filosofia da Universidade de Oxford e ex-membro do Conselho de Segurança da Onu, falou com exclusividade ao TheDogDay sobre a publicação de seu mais recente livro, "Utopia dentro da marginalidade Pop dos anos 80e 90", onde expõe sua indignação com o pop e o culto à imbecilidade.

TheDogDay - No seu mais recente livro o senhor dedica dois capítulos inteiros ao que chama de bestialidade pop.

Herbert M.J III - É bestial, sim, essa é a palavra, pois o Pop como o conhecemos é pura imbecilidade. O livro trata do culto às figuras populares do "Pop" e como milhares de pessoas se tornam reféns da indústria do entretenimento.

TheDogDay - Com a morte de Michael Jackson, o livro não poderia ficar mais atual.

Herbert M.J III - Isso é verdade. Pergunte a 10 pessoas o que sabem sobre o golpe de estado em Honduras. Poucos saberão. Pergunte sobre as últimas notícias da morte de Michael Jackson e todos terão detalhes frescos e atualizados. É isso que eu trato por imbecilidade. O pior é que ela é fomentada pelos veículos de comunicação, em especial a televisão. Eu tenho amigos no Brasil e diariamente eles me informam sobre o conteúdo da programação brasileira. A Rede Globo, seguida de Rede Tv, Record e SBT tratam de assuntos sérios com urgência, ou seja, rápidos demais. É impossível que o cidadão comum, que não lê jornais e não procura outros tipos de fontes de informação fique atualizado dessa forma. No entanto, assuntos de relevância mediana ou nula, como a morte desse pobre rapaz (Michael Jackson) são tratados e discutidos à exaustão . Que tipo de sociedade estão criando no Brasil? A sociedade da imbecilidade, da vulgaridade e da mediocridade.

TheDogDay - O senhor já esteve no Brasil em duas ocasiões. Qual impressão ficou dessas duas visitas?


Herbert M.J III - O Brasil é um país lindo, maravilhoso, etcetera e tal, mas fica nisso. A criação literária do Brasil é quase nula. Nas livrarias européias você pode contar no dedo quantos são autores brasileiros. Já no Brasil, para saber quantos são estrangeiros você tem que recorrer ao computador. No cinema e nas artes isso não é diferente.

TheDogDay - E de quem é essa responsabilidade?

Herbert M.J III - A responsabilidade é de todos, mas o poder para essas mudanças não. O programa de maior audiência da Tv Brasileira aos domingos, o Fantástico da Rede Globo, criou recentemente um quadro intitulado "Liga das Mulheres". Cinco ou seis mulheres assistem a um vídeo onde uma infeliz, que vamos chamar de "Y", relata suas dificuldades no casamento, suas angústias com o peso e toda sorte de reclamações possíveis. As integrantes da Liga das Mulheres, lindas, magras e bem sucedidas, tem a árdua tarefa de encontrar soluções originais e rápidas para as mazelas da desafortunada "Y". As Liga das Mulheres aconselha a infeliz a mudar seu penteado, a emagrecer e procurar a ajuda de um terapeuta em distúrbios da alimentação. Eis a solução perfeita. No programa seguinte "Y" está linda e radiante. Aquela mulher que só sabia reclamar transformou-se em outra depois do alisamento do cabelo. Por fim, para encerrar o quadro, "Y" diz acreditar que a mudança trará melhoras no relacionamento com o marido e a filha. Não tenho mais o que falar. Essa é a TV brasileira. É a Tv da idiotização, da imbecilidade, da mediocridade e da bestialidade. Em 20 anos, quando os filhos de vocês foram o novos párias do planeta, não digam que eu não avisei.


Plásticas e possível última plástica de Michael Jackson




Nenhum comentário:

Postar um comentário