quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O Último Panaca Latino - Parte 2

Veja a segunda parte da entrevista com Jozz Seymour Cluster durante o lançamento de seu novo livro, o Último Panaca.

TheDogDay: No capítulo IV o senhor fala sobre o futuro da América Latina. Esse futuro não é trágico demais?

Jozz Cluster: A América Latina ruma para um quadro de descrédito das figuras políticas de esquerda. Esse fato inevitavelmente será percebido nas futuras eleições presidenciais. Infelizmente, percebe-se que presidentes populistas como Hugo Chavez e Evo Maralez, pra não citar Lula, usam demasiadamente os recursos do estado para obras assistencialistas, mas não se preocupam com o que realmente deve ser feito. Isso em um breve período de tempo será nefasto para essas nações que não fizeram as reformas necessárias para enfrentar os problemas das próximas décadas. Um futuro sombrio inevitavelmente irá se abater sobre a América Latina.

TheDogDay: O que pode ser feito, agora, pelos líderes latinos?

Jozz Cluster: O exemplo do Brasil é clássico. Enquanto não for realizada uma reforma moral nas instituições brasileiras, o país continuará sua marcha para esse futuro nebuloso. Quando um presidente como Lula se abstém de sua responsabilidade moral, furtando-se como no caso do escandalo do Senado, rompe com os ideais políticos que o elegeram e obriga os membros de seu partido a virarem as costas para a corrupção e o nepostismo, não imagino outra coisa senão a tomada das ruas pela população. Infelizmente o Brasil não tem esse hábito. O povo se cala justamente quando devia gritar, protestar. Isso é claro, porque os movimentos que no passado recente levantavam a bandeira da indignação agora estão no poder. Não existem liderenças para protestar. Então, todos se calam.

TheDogDay: Que tipo de liderança falta hoje no Brasil?

Jozz Cluster: Um líder que tenha o mesmo carisma e determinação que Lula antes do poder, pois isso não podemos negar, ele tem a determinação e a coragem inatas a um líder, e que saiba identificar oportunidades de mudanças na sociedade e no contexto histórico. O líder ideal para a América Latina e o Brasil ainda está se formando, pouco a pouco, e não conseguimos ainda identificá-lo. Ele está entre pessoas comuns fazendo coisas comuns. Mas ele dia após dia alimenta dentro de seu coração a vontade de mudança verdadeira. Esse líder tem que ser moldado, preparado. O dever das escolas Brasileiras é formar esse líder. Isso é algo que tem que ser feito diariamente. Educadores devem questionar o seu papel na sociedade e incentivar os estudantes de hoje a serem os líderes de amanhã. Mas esse líder tem que ser preparado histórica e culturalmente.

TheDogDay: Marina Silva pode ser esse líder?

Jozz Cluster: Sim, desde que tenha a força para se manter fiel às suas convicções. Isso tem um preço alto. Acredito que sua fé religiosa pode ser um ponto favorável para isso. Se tiverem um líder que tenha um líder, nesse caso Deus, e ele o reverenciar com a sua vida, seguindo preceitos de justiça, moral e honestidade, acredito que esse seja o líder ideal. Marina Silva é um exempo de superação, assim como Lula, então, o que a difere de Lula? A sua fé.

TheDogDay: O senhor acredita em Deus?

Jozz Cluster: Não, eu sou ateu convicto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário