quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Meio Ateu

Eu sou Meio-Ateu. Meu Deus é o dinheiro. Saia desse blog agora se o seu Deus é diferente do meu. Dizem que a frase saiu da boca de Fidel. Certa vez, perguntado sobre o dinheiro, ele disse. "É o único Deus para o qual todos os homens se ajoelham".

Só por essa Fidel já entraria para a História. Eu me incluo nessa lista. O meu Deus Dinheiro é capaz de operar milagres na minha vida. Um dia eu não tenho o que comer, e no outro ele me compra o que eu quiser. Um dia eu não tenho combustível no meu carro, e no outro o meu Deus Dinheiro enche o tanque até a boca. O meu Deus Dinheiro me leva ao cinema, ao Shopping e me deixa fazer o que quiser no Mc Donalds. Só tem um problema, quando ele vai embora, eu fico deprimido, as vezes bravo, irado. Eu quero o meu Deus Dinheiro sempre comigo. O Edir Macedo é, assim como eu, devoto do Deus Dinheiro. Não só ele, mas milhares de outros pastores de igrejas evangélicas, padres, líderes religiosos de todas as espécies. O Dalai Lama é um devoto do Deus Dinheiro, mesmo que ele negue isso. O Padre Marcelo Rossi é devoto do Deus Dinheiro. O Papa também. Até o Kaká, aquele jogador, está fazendo negócios com o Deus Dinheiro. Todos fazemos negócios com o Deus Dinheiro.

Mas o Edir Macedo faz negócios estranhos com o Deus Dinheiro. Eu vi, com esses olhos que a terra um dia há de comer, que eles, o Edir e o Deus Dinheiro, mantém uma relação quase sexual. Um dia, deprimido com tantas porradas que a vida me deu, resolvi entrar e aceitar Jesus no meu coração. Procurei a Igreja Universal do Reino de Deus. Lá eu descobri que Deus é o dono de tudo isso que nos rodeia, e que um dia ele prometeu aos "seus" o reino dos céus, mediante uma generosa contribuição em vida. Daí para a carteira aberta foi um pulo. Pela complexidade da cena, vou narrar como um romancista.

Então foi ter o pastor no púlpito e desafiou toda a assembléia.

- Quem tem a coragem de desafiar trazer aqui, na frente do Senhor Jesus Cristo, cinco mil reais?

A assembléia ficou imóvel, nem um único foi capaz de se levantar.

O pastor continuou - E quatro mil, alguém aí traz quatro mil reais para o senhor?

Novamente ouve silêncio na assembléia.

Muito tempo depois, sempre diminuindo o valor do desafio, perguntou o pastor. - E cinquenta reais, alguém vai trazer cinquenta reais para o senhor Deus?

Levantou-se um homem e caminhou até próximo do pastor. Lá ele depositou o seu dinheiro e saiu inteiro sorridente.

Depois o pastor desafiou quarenta, trinta, vinte, dez reais, e só uns poucos se propunham a ajudar o senhor. Quando o pastor finalmente perguntou quantos ali teriam 1 real para dar ao senhor Jesus, dezenas de pessoas levantaram as mãos e foram chamadas para a frente da assembléia.

Mulheres e homens pobres exibiam com orgulho as notas surradas de um real. Alguns eram tão pobres que o cheiro da falta de banho infestava todo o ambiente. Alguns doentes, mutilados, outros cheios de corcovas. Quando acreditava ter visto tudo, eis que o pastor convocou a grande assambleía a trazer, aqueles que ainda não tinham feito nenhuma doação, os únicos cinquenta centavos que existiam em seus bolsos.

Nesse dia eu me ajoelhei e pedi ao Deus Dinheiro que fizesse de mim, além de um homem rico, um homem capaz de discernir o certo do errado, o bem e o mal.

Eu levei ao Edir Macedo os únicos cinquenta centavos que eu tinha no meu bolso. O Deus Dinheiro cumpriu apenas metade do nosso trato. Eu ainda não fiquei rico.

Desse dia em diante eu me tornei uma pessoa melhor. O Deus Dinheiro operou na minha vida.

Mas o Deus Dinheiro é sacana pra dedéu, ele é como uma droga. Você usa o Deus Dinheiro e sempre quer mais. Alguns matam, outros exploram, unicamente para ter o Deus Dinheiro.

Eu vi os pastores do Edir Macedo covardemente tirarem de pessoas miseráveis os únicos cinquenta centavos que lhes restava. Edir Macedo e seus pastores são trombadinhas. Eles enriquecem com os cinquenta centavos de quem não tem mais o que que comer.

"Mas mamãe, esse é o único dinheiro que nos resta, por que não nos compra pão?" E a mãe responde. "Vou dar ao Edir, daí ele negocia com Jesus e me devolve com juros e correção monetária."

Eu não acredito na bondade e honestidade de líderes religiosos, seja o Edir Macedo, o Papa, o Dalai Lama. Todos eles pensam apenas em uma coisa, o Deus Dinheiro.

Eles se lambuzam em orgias com o Deus Dinheiro. O Deus Dinheiro os invade por todos os lados.

Eu prefiro ser Ateu a me render a esse deus que tira dos pobres para dar ao Edir Macedo, ou ao Buda de Papel do Dalai Lama, ao Santo Daime.

Que o Deus Dinheiro esteja com vocês. Amém.

Um comentário:

  1. Monsenhor Lari! SENSACIONAL é uma palavra medíocre demais para elogiar o teu texto. AMEI o teu estilo de escrita! Parabéns! Nunca pare de escrever!

    Saudade!

    Beijos!

    Clau

    ResponderExcluir